O que são os gatilhos mentais e como eles ajudam na busca por novos usuários?

Você já ouviu falar dos gatilhos mentais? Eles são utilizados para métodos de vendas e também para atrair novos usuários. Estes gatilhos se resumem em estímulos cerebrais recebidos na hora de uma tomada de decisão, ou seja, um gatilho mental é capaz de influenciar a decisão final daquele cliente/usuário.


Os gatilhos mentais são gerados pelo nosso inconsciente através de sentimentos. Geralmente esses estímulos nos influenciam na tomada de decisão e por isso são usados para atrair novos usuários, principalmente em métodos de vendas. Existem muitos gatilhos mentais utilizados atualmente, contudo, diferentemente da manipulação, a prática da persuasão através deles requer ética.


  1. Escassez: Este gatilho está ligado diretamente com a condição de um produto limitado. O nosso consciente sempre fica em alerta ao ver expressões que ligam à falta de algo, seja isso um serviço ou produto.

  2. Prova Social: O gatilho da prova social é aquele quando você prova para outras pessoas que o seu serviço/produto é bom e realmente funciona!

  3. Urgência: Este gatilho está diretamente ligado com os nossos estímulos cerebrais. Todo mundo já fez uma compra de algo que não precisava, né? O fato é que esse gatilho é estimulado sempre que precisamos tomar uma decisão rapidamente pelo caráter de urgência que é transmitido naquele momento.


Importante ressaltar que os gatilhos devem ser usados com ética. Para ter clientes fiéis, é necessário estabelecer um relacionamento de confiança. Fica a dica!


Gostou deste conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e novos posts por aqui!

20 visualizações0 comentário