Marketing Digital - Funil de vendas ideal (Por Mariana Kannebley)

Atualizado: 6 de abr. de 2020


Pra começar, somos a agência MOK e vamos iniciar uma série de conteúdos relevantes com foco em marketing e publicidade. Esse é o primeiro artigo de muitos e já estamos super animados em ter você aqui no nosso blog. #wearemok



Muitas empresas entram em contato com a gente para entender melhor como atrair novos clientes e gerar novos negócios, basicamente querem desvendar seu funil de vendas ideal. Ainda não entende bem como funciona o funil de vendas? Opa, vamos explicar um pouco por aqui!


Vale explicar que o funil de vendas é o processo do seu cliente até a compra do seu produto ou serviço, basicamente é composto por três etapas: atrair, converter e engajar. Mas cada negócio tem suas características e o seu funil inclui particularidades diferentes uns dos outros.


Sabemos que atrair e fechar negócio são fases de todo este processo do funil de vendas. Atrair é o início de todo o ciclo do seu cliente com sua marca, sendo a conversão, o fechamento do negócio e, posteriormente, a retenção, a continuidade dele.


É verdade que o tempo do ciclo pode ser menor ou maior, tudo depende do seu produto e da estratégia de venda.


Mas afinal, como funcionam as fases até chegar ao tão esperado “negócio fechado e cliente satisfeito”?


No mercado digital, é preciso trabalhar com foco no seu cliente e atualizar suas estratégias de marketing de acordo com as novas tendências digitais e principalmente na demanda de seu cliente. Desta forma, é possível ser competitivo e conseguir atrair, converter e reter clientes.


Trazendo para o cenário do Marketing, o ideal é iniciar este ciclo com sua estratégia definida e planejada, um plano de marketing é capaz de mostrar muito sobre onde seu cliente está e quais são suas oportunidade e pontos fortes que certamente vão atrair seu consumidor final e direcionar seu funil de vendas.


Sobre plano de marketing vamos falar em outro artigo, pois tem muita coisa boa para colocar em pauta.


Agora, vamos as fases do funil!?


Atrair:


Hoje vivemos um verdadeiro #caos de informação e se tornar percebido pelo seu cliente potencial é uma tarefa que pode ser considerada difícil, devido ao número de informações diárias que seu cliente recebe, mas é possível ser percebido com uma estratégia bem definida e bem planejada.


Estamos na era digital (faz tempo, né gente?) e além do excesso de informação, temos o elemento tempo, ou seja, tudo acontece muito rápido e o timing é crucial.

Para atrair, neste cenário, abuse do Inbound Marketing ou marketing de conteúdo. Conteúdos relevantes em Social Media, blogs, vídeos, webnários, e-books e tudo mais que seu plano de marketing entender que é relevante para seu negócio e principalmente seu cliente em potencial.


Invista também em SEM (Search Engine Marketing, ou marketing para mecanismos de busca), técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e por último, mas não menos importante, invista em Campanhas no Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas de anúncios pagos.


Mas calma! Você encontra vários parceiros no mercado para te ajudar com todo este universo.


O que sempre reforçamos aqui na agencia é que é: entenda a persona do seu cliente, persona da sua empresa e o seu produto antes de gerar conteúdo por aí.

Persona da empresa? Pois é! Pouco se fala deste tema, mas este é um assunto massa para outro artigo. Chamamos de brand persona.


O fato é que para atrair é preciso ter conteúdo e conteúdo relevante, que fale a língua do seu potencial cliente e que acima de tudo mostre a necessidade de seu produto.

Aqui nesta fase, cabe também incluirmos o engajamento de conteúdo, uma vez que leads engajados tem muito mais chances de se tornar um cliente real.


Trabalhar com estratégias voltadas para marketing de conteúdo para fins de publicidade é altamente recomendado, já que comprovadamente gera novos leads propiciando novos negócios e aumentando vendas.


Converter:


A conversão também vem da necessidade real do seu cliente e é uma consequência quando a fase do ciclo atrair, é realizada de forma coerente e bem planejada.


Uma vez que você atraiu seu potencial cliente para seu site, blog etc., seus clientes precisam entender que precisam do seu produto e serviço de uma vez por todas! É hora de tornar seus interessados em leads de verdade, em oportunidade de negócio.


No digital esta fase fazemos uso de algumas estratégias importantes como landing pages, formulários, campanhas de remarketing e newsletter, por exemplo.


Essa é a fase de convergência entre marketing e área de vendas! Aqui é importante traçar uma estratégia bem definida para tornar esses leads em clientes.


Reter:


Esta é a fase da fidelização, o momento do funil em que seu cliente se torna engajado com sua marca após a aquisição de serviço ou produto.


Sempre reforço que o marketing de conteúdo não apenas constrói o engajamento com os clientes em potencial, ele é parte da estratégia para reter estes mesmos clientes.


Assim como é importante investir em Inbound Marketing com conteúdos relevantes para atrair esta estratégia é super relevante para manter seu cliente engajado.


Munir seu cliente de boas informações é muito importante e é um elemento precioso para manter seu cliente mais perto de você.


O importante é reter o cliente em toda a jornada do funil e a experiência precisa ser muito positiva.


É nesta fase também que se fala em reduzir o churn, simplesmente reduzir a taxa de abandono e cancelamento de seus serviços e produtos. Certamente aqui há mais uma boa pauta para futuros artigos.


Sua empresa precisa investir em estratégias de retenção e sinceramente existem boas estratégias, como ter um time de customer success, plataformas de fidelização, pesquisas e por aí vai!


Para finalizar, reforço que todo esse processo é uma experiência do seu potencial cliente. Então, não importa o que você vende ou faz, se a experiência for ruim - ou simplesmente outras empresas como a sua oferecem uma experiência melhor - a chance de perder a oportunidade de negócio é muito grande.


No final das contas invista, estude seu funil de vendas, peça ajuda, mas jamais esqueça deste processo dentro do seu negócio!


-Mariana Kannebley

Diretora executiva

79 visualizações0 comentário