top of page

A importância de ter um blog para sua empresa (Por Samuel Levy)

No Marketing Digital existem inúmeras estratégias para se posicionar no mercado de forma eficiente. O blog é uma ferramenta que conquistou espaço nos últimos anos de forma consistente e muito interessante.

Neste artigo apresentaremos motivos para você criar um blog para sua empresa o quanto antes.


Mas o que é um blog corporativo?

Um blog corporativo é uma ferramenta de marketing digital que tem como objetivo informar, engajar e aproximar o público alvo com a sua marca. É como um canal de informações que liga o público alvo com a empresa, gerando leads e, por fim, o aumento de vendas.

O blog é diferente das páginas pessoais, onde grande parte do conteúdo é de experiências vividas por quem escreve, é um espaço onde as organizações podem compartilhar novidades e curiosidades de seus produtos e/ou serviços, bem como de seu mercado como um todo. Tendo definido a persona de sua empresa, o conteúdo do blog irá "conversar" com ela de forma informativa, descontraída e engajada. Uma outra parte bem legal do blog é sua versatilidade, que permite o compartilhamento de conteúdo em texto, imagem, áudio e vídeo.

Presença Online

Pensando em Marketing de Conteúdo, o blog é de extrema importância, pois quanto mais páginas de artigos o blog possuir, maior é a aparição nos resultados de busca orgânica do Google. Isso traz visibilidade e autoridade para sua empresa/marca no mercado de atuação. Estar indexado no Google e a uma boa estratégia de SEO, traz algumas vantagens, tais como:

  • Quanto mais páginas de artigos, maior a chance de aparecer nos resultados de busca;

  • A diversidade de assuntos em seu blog faz com que sua empresa alcance outras palavras chaves dentro de buscas distintas;

  • Recebimento de linkagens de outras páginas, quando seu artigo é citado e linkado em páginas de outras empresas, isso também conta para o ranqueamento do Google;

  • O conteúdo postado com frequência e de qualidade, aliada às técnicas de SEO, traz destaque no Google.



Quando sua empresa produz conteúdos relevantes, seu público irá encontrar no seu blog as respostas para as dúvidas sobre o seu segmento de atuação e isso gera autoridade, fazendo com que as pessoas vejam em sua empresa, maior credibilidade e especialização.


Auxílio na jornada de compra do cliente

É muito comum as pessoas pesquisarem antes de adquirir um produto ou serviço. Pensando nisso, se sua empresa tem um blog que responde as dúvidas do público, a chance de sua empresa ganhar este potencial cliente aumenta. Ou seja, é uma grande oportunidade para conquistar mais clientes, principalmente quando:

  • Seus clientes não notaram que a sua empresa atende às necessidades deles;

  • As pessoas decidiram que vão comprar, mas ainda estão na fase de escolha;

  • O usuário está indeciso sobre o que comprar.


Esses são só alguns exemplos de como sua empresa pode, com um blog, se aproximar e conquistar novos clientes em suas jornadas de compra. Nesses casos, o blog se torna um solucionador de problemas de sua persona, porém nunca ofertando de forma direta seus produtos e serviços.

Capacidade de mensuração de resultados

A análise de compartilhamento e acesso dos seus artigos são perfeitamente possíveis de se mensurar. Ferramentas, como o Google Analytics, dão suporte para estas análises, entregando quais foram artigos mais acessados, o número de visitantes e as páginas de saída do blog, ou seja, todas as métricas necessárias para alinhar sua estratégia de conteúdo à relevância de informação ao seu público.


Uma visão geral é que o blog é uma isca para atrair o público e gerar valor para seu negócio. Construa hoje mesmo uma história online para sua empresa, faça um blog corporativo e veja como a credibilidade e autoridade de sua empresa irá aumentar, gerando assim mais resultados em vendas.

Quer criar um blog para sua empresa? Entre em contato conosco hoje mesmo!

- Samuel Levy

Analista de Mídia

71 visualizações0 comentário
bottom of page